ATMJ








 
Notícia inFocus



"Definitiva- mente não conseguimos proteger as nossas crianças."


Ver mais notícias
Maus tratos
A Constituição da República Portuguesa prevê que as crianças têm direito à proteção da sociedade e do Estado.

A Convenção sobre os Direitos da Criança estabelece que a criança, para o desenvolvimento harmonioso da sua personalidade, deve crescer num ambiente familiar, em clima de felicidade, amor e compreensão. Esta é alguma da tutela conferida pelo ordenamento jurídico português às crianças.

No entanto, segundo dados da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco, só em 2016 foram registadas 2719 sinalizações de maus-tratos físicos e psicológicos a crianças. Em média, sete crianças por dia foram vítimas de maus- -tratos. As situações que chegam às comissões de proteção mostram uma crescente crueldade nas agressões com recurso a objetos como cabos elétricos, chicotes ou colheres de metal: 360 crianças dos 0 aos 5 anos foram vítimas deste tipo de barbárie.

Só no 1º trimestre deste ano, o Ministério Público abriu 100 processos-crime por violência doméstica contra menores, mais de um terço do total de inquéritos de 2016 (352), segundo dados da Procuradoria-Geral da República. Mais um ano passou sem que tenhamos conseguido proteger as nossas crianças.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio