ATMJ








 
Notícia inFocus



"É tempo do Estado se portar como pessoa de bem."


Ver mais notícias
Abuso fiscal
Segundo um estudo do Observatório Permanente da Justiça divulgado a passada semana, o direito circulatório emanado da Autoridade Tributária e Aduaneira é responsável por um número muito elevado de processos fiscais infundados que inundam os Tribunais Administrativos e Fiscais.

Efetivamente, apurou-se que a administração fiscal cobra muitas das vezes impostos com base em interpretações da legislação fiscal que são manifestamente abusivas e ilegais, persistindo nessas interpretações mesmo contra jurisprudência dominante e firme dos tribunais de 1ª instância e mesmo superiores.

Este comportamento indecoroso da administração fiscal é responsável pelo fecho de muitas empresas vítimas de penhoras ilegais às suas contas bancárias que as impedem de honrar os seus compromissos com trabalhadores e fornecedores, dizimando negócios familiares, criando desemprego e incumprimento involuntário dos visados pela conduta ilegal.

Na verdade, cidadãos e empresas para reclamarem e impugnarem liquidações oficiosas de imposto ainda que ilegais têm que prestar garantia idónea, o que na maior parte dos casos não têm condições para fazer. É tempo do Estado se portar como pessoa de bem e saber dar o exemplo.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio