ATMJ








 
Notícia inFocus



"Se a acusação proceder, mal vai a democracia portuguesa."


Ver mais notícias
Abusos (?)
Segundo informação constante do site da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, o MP acusou 18 agentes da PSP pela prática dos crimes de falsificação de documento agravado, denúncia caluniosa, injúria agravada, ofensa à integridade física qualificada, falsidade de testemunho, tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado.

Segundo a mesma fonte, os agentes estão no essencial indiciados por em fevereiro de 2015 terem com grave abuso da função e violação dos seus deveres, fazerem constar de documentos factos que não correspondiam à verdade, praticarem atos e proferirem expressões que ofenderam o corpo e a honra dos visados, prestarem falsas declarações e privarem os ofendidos da liberdade.

Embora a informação seja divulgada ao abrigo de normativo legal em vigor, entendo que a mesma ofende a presunção de inocência e o direito ao contraditório dos visados que são facilmente identificáveis pelo público em geral e não puderam no meio utilizado apresentar ainda que sumariamente a sua defesa.

Por outro lado, na eventualidade da acusação ser julgada provada por sentença transitada, algo vai mal na democracia portuguesa. Mas se a montanha parir um rato, também não ficamos melhor.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio