ATMJ








 
Notícia inFocus



"No direito português a regra é a da publicidade dos processos-crime."


Ver mais notícias
A lista
No direito português a regra é a da publicidade dos processos-crime.

O segredo de justiça é a exceção e só existe se for determinado pelo Ministério Público (MP) e confirmado pelo juiz para proteger a investigação ou a identidade das vítimas.

O segredo quando existe abrange todos os atos e documentos do processo. Mas isto não significa que não possam ser revelados alguns desses elementos.

Nesta senda se enquadra desde logo a possibilidade de "prestação de esclarecimentos públicos" pelo MP sempre que necessários ao restabelecimento da verdade e não prejudiquem a investigação.

No caso da lista das vítimas de Pedrógão tem-se alvitrado poder o MP divulgar a lista das vítimas. Não existindo segredo, qualquer cidadão a pode solicitar.

Se existir, o MP só o pode fazer se tal divulgação for necessária à salvaguarda da segurança de pessoas e bens ou da tranquilidade pública. É duvidoso que assim o seja.

Não obstante, em situações como aquela que parece estar em causa, os familiares das vítimas têm o direito de solicitar nessa qualidade ao titular do processo informações sobre elementos do mesmo que sejam relevantes para a salvaguarda do exercício dos seus direitos indemnizatórios, possibilidade que a lei prevê.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio