ATMJ








 
Notícia inFocus



"Os advogados recusam-se a encarnar o papel do bufo."


Ver mais notícias
Direito ao silêncio
Ao médico, ao padre e ao advogado diz a verdade. O ensinamento é antigo e é para respeitar. Ao médico diz a verdade para que este te cuide do corpo, ao padre para que te cuide da alma e ao advogado para que preserves o património e a liberdade.

A lei do combate ao branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo naquilo que pretende ser um instrumento de combate à criminalidade organizada e ao terrorismo é fundamental à preservação da forma de viver das sociedades ocidentais, assoladas por fenómenos de criminalidade altamente organizada, quantas vezes com recurso a meios cibernéticos muito sofisticados e recorrendo ao disfarce financeiro de operações muitas das vezes para financiar atividades ilícitas.

O problema é quando os exageros legislativos colocam em causa o direito à privacidade e a liberdade de quem não comete ilícitos, mas que tem de passar a viver para todo o sempre debaixo de suspeição como se fosse um perigoso cadastrado. O Estado tem procuradores e polícias a quem compete investigar.

Aos advogados compete defender os cidadãos das imputações injustas e desproporcionais. Aos advogados não compete delatar cidadãos. Os advogados recusam-se a encarnar o papel do bufo.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio