ATMJ








 
Notícia inFocus



"Verifica-se hoje um outro fenómeno que coexiste com um número ainda significativo de rendas congeladas, o do incum- primento do dever de pagar as rendas."


Ver mais notícias
A triste realidade do arrendamento em Portugal
As consequências da lei atual são a desconfiança dos senhorios relativamente aos arrendatários, a falta de locais disponíveis para arrendar, as rendas altas e a falta de confiança na justiça.

Em 2006 o legislador arrogou-se realizar a reforma da lei do arrendamento que permitisse dinamizar o mercado do arrendamento, preservando os arrendamentos habitacionais em que os arrendatários fruto da idade avançada, de deficiência ou de falta de rendimentos, não tivessem a possibilidade de suportar o aumento das rendas para valores de mercado, bem como tendo a preocupação de salvaguardar com um período transitório o pequeno comércio. Àquela data o legislador elegeu como razões do anquilosamento do mercado do arrendamento, o congelamento do valor das rendas.

Acontece que, de lá para cá, o mercado do arrendamento até se revitalizou, em grande medida não em resultado da reforma legislativa, mas fruto da explosão do turismo, do investimento estrangeiro e da dinamização do comércio e dos serviços nos últimos anos. No entanto, verifica-se hoje um outro fenómeno que coexiste com um número ainda significativo de rendas congeladas, o do incumprimento do dever de pagar as rendas. Com efeito, compreendendo-se a preocupação do legislador com quem não podia à data suportar uma renda nova – sendo certo que a diferença deveria ser suportada pelo Estado e não pelos senhorios –, a mesma benevolência é injustificada relativamente a situações de puro inadimplemento dos inquilinos que, podendo pagar, não o fazem de forma intencional e deliberada, ou que contratam espaços cuja renda sabem que não conseguem suportar, fazendo recair sobre o senhorio a sua falta de seriedade.

Na reforma de 2006, o legislador criou mais um dos balcões administrativos (que tanta aprecia) para resolver, miraculosamente, o problema da morosidade dos despejos nos tribunais. Foi assim criado o Balcão Nacional do Arrendamento, que não é mais que um balcão do despejo, pois só aprecia situações de despejo e, dentro destas, as motivadas por falta de pagamento de rendas. Acontece que, nem o Balcão do Despejo funciona com a celeridade que o legislador prometeu, nem o legislador contribuiu com uma solução legislativa para erradicar o flagelo do incumprimento no pagamento das rendas.

Na realidade, prevendo atualmente a lei que o inquilino possa estar três meses sem pagar a renda para o senhorio poder iniciar os mecanismos com vista ao despejo, estando obrigado a uma comunicação prévia – como se o inquilino não soubesse que está em falta –, para só em seguida poder intentar o despejo no dito balcão, a solução legal é geradora do incumprimento e pactua com a falta de civismo de alguns arrendatários que, uma vez despejados, vão fazer o mesmo para outro lado.

As consequências são a desconfiança dos senhorios relativamente aos arrendatários, a falta de locais disponíveis para arrendar, as rendas altas e a falta de confiança na justiça. O remédio até é simples: permitir ao senhorio o despejo imediato com dois meses de renda em atraso, sem necessidade de comunicações prévias às quais o inquilino se furta e a criação de uma lista negra de inquilinos inadimplentes. Se não for assim, não vamos lá, pois continua a “pagar o arrendatário justo pelo pecador” e as rendas praticadas manter-se-ão em valores muito elevados.

Fonte: Jornal Económico
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio