ATMJ








 
Notícia inFocus



"O Orçamento do Estado 2018 cria a categoria fiscal de cidadão de segunda."


Ver mais notícias
Esbulho sem vergonha
O Orçamento do Estado para 2018 distingue portugueses de primeira dos de segunda. Se para os trabalhadores do público há descongelamento de carreiras e para estes e para os do privado a redução do IRS, para os denominados trabalhadores independentes, precários ou a recibos verdes, a situação é distinta.

Estão nesta situação jornalistas, repórteres, advogados, contabilistas, artistas, arquitetos, engenheiros, médicos, enfermeiros, professores, explicadores, psicólogos, padres, amas, datilógrafos, engomadores, manicuras, massagistas, publicitários, etc. Estes trabalhadores têm vínculos precários ou clientes e trabalhos incertos.

Relativamente a eles, o Estado fez o favor de até agora pressupor que em cada 100 euros ganhos, 25 euros foram despesa, fazendo incidir a tributação sobre 75% do rendimento bruto.

A partir de 2018 deixa de ser assim e passam a ter de apresentar documentos das despesas. Acontece que muitos destes trabalhadores não têm a propriedade dos meios de produção, sendo-lhes a sua cedência descontada no rendimento auferido. Por isso, não vão ter despesas para apresentar.

Ao contrário de todos os outros com vínculo, os independentes vão ter aumento de impostos em 2018.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio