ATMJ








 
Notícia inFocus



"Advogados e Ordem é que garantem o acesso à justiça."


Ver mais notícias
Acesso aos Tribunais
A ninguém pode ser negado o acesso à justiça por insuficiência de meios. No entanto, a maioria dos portugueses que vive (felizmente) acima do limiar da pobreza não beneficia do Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais (SADT), tendo que suportar taxas de justiça elevadíssimas.

No SADT, o Estado não cobra as taxas de justiça e suporta os honorários tabelados dos Advogados que ali asseguram as defesas e os patrocínios.

Mas, a verdade é que a existência do SADT se deve não ao Estado, mas aos Advogados e à sua Ordem. Isto porque as tabelas de honorários dos Advogados que ali patrocinam os cidadãos não são revistas há dez anos, ou seja, há mais tempo do que o congelamento das carreiras na função pública.

E, por outro lado, é a Ordem através das quotas dos Advogados que providencia o funcionamento da plataforma informática em que se desenrola o sistema em todo o país e que suporta o custo das instalações e das dezenas de funcionários ao seu serviço que todos os dias trabalham para garantir o funcionamento do SADT.

São os Advogados e a sua Ordem a garantir que, no final do dia, o Estado cumpre a sua obrigação constitucional de a todos proporcionar o acesso ao direito e aos tribunais.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio