ATMJ








 
Notícia inFocus



"Não se compreende que o processo seja secreto para os suspeitos e arguidos e não o seja para os meios de comunicação social."


Ver mais notícias
O segredo de justiça e a bola de cristal
Como é sabido, no sistema processual penal português a investigação é protegida pelo segredo de justiça interno, o qual impede que os visados pela investigação possam aceder ao processo e de alguma forma obviar à recolha eficaz dos meios de prova.

O que não se compreende é que o processo seja secreto para os suspeitos e arguidos e não o seja para os meios de comunicação social.

Com efeito, é perfeitamente frustrante que um advogado mandatado num processo crime para acompanhar uma busca a domicílio do seu constituinte possa saber mais pormenores do processo se ligar uma televisão do que lendo os despachos ou promoções que lhe são apresentados. E quantas vezes o advogado chega ao local em que a busca vai ser realizada ou os próprios advogados indicados pela Ordem dos Advogados para acompanharem as diligências de busca a escritórios de advogados e se deparam à chegada com as câmaras de televisão. E aqui das duas uma: ou os senhores jornalistas enveredaram com sucesso nas artes ocultas da cartomancia, ou, alguém com acesso a elementos da investigação lhes indicou o local da busca. E, neste caso, quem poderá ser o responsável pela incontinência?

Repare-se que o advogado do suspeito não terá sido, pois o buscado só sabe da busca quando ela se inicia e não consigo vislumbrar qual seria a vantagem do infeliz visado em dar publicidade ao ato. Por seu lado, os advogados nomeados pela Ordem dos Advogados para acompanhar as diligências de busca a escritórios de colegas só sabem qual é o local quando lá chegam transportados em viatura da polícia judiciária ou do magistrado que preside à diligência. Mas, entre a bola de cristal e a libertação ilícita de informação do processo para os órgãos de comunicação social, eu voto, sem hesitar, na bola de cristal.

E isto por uma razão muito simples. É que divulgar elementos do processo como os locais em que se realizam as buscas ou a identidade dos suspeitos visados por essas buscas, usual quando se tratam de figuras públicas, constitui o herói ou heroína da proeza na autoria do crime de violação de segredo de justiça que antecede na sistemática do código penal português os crimes de recebimento indevido de vantagem e os de corrupção ativa e passiva.

E pergunte-se: qual o “valor de mercado” da libertação daquelas informações para determinados meios de comunicação em detrimento de outros ou até para todos ao mesmo tempo? É capaz de valer umas valentes centenas de euros… E para esta conduta, ou seja, para alguém que tenha acesso a determinados elementos de um processo crime em segredo de justiça que os a liberta a troco de vantagem patrimonial ou até não patrimonial, haverá algum ilícito típico penal que se lhe aplique? Tenho ideia que sim. O que nos vale a todos é que, com toda a certeza, isto nunca se passará. No meio de tudo isto, uma coisa é certa: o tipo penal de violação do segredo de justiça é letra morta. E é muito triste que assim seja.

Fonte: Jornal Económico
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio