ATMJ








 
Notícia inFocus



"E a justiça que os cidadãos querem é a justiça de proximidade, aquela que está próxima dos cidadãos"


Ver mais notícias
Justiça de proximidade
As sociedades ocidentais de hoje exigem da organização estadual que lhes garanta segurança e justiça. Mas a segurança e a justiça que os cidadãos exigem do Estado são de proximidade.

A segurança pretendida nos espaços públicos como escolas, centros comerciais e na própria via pública é a segurança de proximidade.

Muita da atual criminalidade pode ser prevenida com recurso à instalação de equipamentos de vídeo vigilância e ao policiamento de proximidade nas áreas mais problemáticas. Ambos têm um efeito dissuasor e a virtude de permitirem a uma maior efetividade na repressão.

E a justiça que os cidadãos querem é a justiça de proximidade, aquela que está próxima dos cidadãos, a que está instalada e a funcionar nos locais onde as comunidades existem e não aquela que se faz à distância como a que foi pretendida na reforma judiciária de 2014 de má memória.

Não posso por isso deixar de aplaudir a atual responsável pela pasta da Justiça em Portugal quando amiúde nas suas intervenções reconhece a importância da reabilitação dos juízos de proximidade enquanto verdadeiros tribunais nos quais se realiza justiça e não apenas como meros gabinetes de informação ao cidadão.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio