ATMJ








 
Notícia inFocus



"Listas de espera devem-se à falta de recursos para apreciar os pedidos"


Ver mais notícias
Problema Velho
“Listas de espera” no SADT -: Nos termos da Constituição da República Portuguesa, nenhum cidadão pode deixar de ter acesso ao direito e aos tribunais por motivo de insuficiência económica.

Com o acórdão proferido este mês pelo Tribunal Constitucional, tal passou a ser válido também para as empresas.

Acontece que, os políticos descobriram agora que na prática o imperativo constitucional funciona com bastantes limitações, o que se deve às “listas de espera” no apoio judiciário por parte de quem reúne condições para o ter, mas que os Centros da Segurança Social levam mais de 6 (seis) meses a atribuir.

O que significa que, no caso de um potencial beneficiário querer ter uma consulta jurídica para se informar quais são os seus direitos e que tipo de ação judicial pode intentar para fazer valer seus legítimos interesses, o Estado leve mais de 6 (seis) meses, nalguns casos mais de 8 (oito) meses, a pronunciar-se sobre o seu pedido.

Se pensarmos que em processos onde o potencial beneficiário é réu o processo pode ficar parado 6, 7 ou 8 meses à espera que a Segurança Social permita a nomeação de Advogado, então temos uma ideia das consequências que podem ter estas “listas de espera” no acesso ao direito e à justiça.

O problema está longe de ser novo, embora seja injustamente apresentado como tal, como se tivesse sido criado pelo atual Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social.

Existe há muito tempo e a causa é conhecida: falta de recursos humanos para apreciar os pedidos.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio