ATMJ








 
Notícia inFocus



"Faz dois anos que o CRL tomou posse, com um conjunto de obrigações que assumimos perante quem nos elegeu e que passam por servir a advocacia..."


Ver mais notícias
António Jaime Martins admite candidatura a bastonário dos advogados
Presidente do Conselho Regional de Lisboa admite avançar com uma candidatura alternativa à do atual bastonário dos advogados. Com Guilherme Figueiredo, a Ordem tem um “papel reduzido”, diz.

O presidente do Conselho Regional de Lisboa da (CRL) da Ordem dos Advogados (OA) está a ponderar avançar com uma candidatura a bastonário nas próximas eleições, que se realizam no final deste ano. Em entrevista ao programa “Falar Direito”, que é transmitido esta sexta-feira às 11h00, no site e nas redes sociais do Jornal Económico, António Jaime Martins acusa o atual bastonário, Guilherme Figueiredo, de reduzir o espectro de intervenção da Ordem dos Advogados na defesa da advocacia e dos profissionais que a exercem.

Na semana passada, teve lugar a abertura do novo ano judicial. Houve várias intervenções, com várias prioridades que foram anunciadas. Na sua perspetiva, quais devem ser essas prioridades para a Justiça?

Faz dois anos que o CRL tomou posse, com um conjunto de obrigações que assumimos perante quem nos elegeu e que passam por servir a advocacia, dignificar a profissão, colaborar para a boa administração da Justiça e melhorar o acesso dos cidadão e das empresas aos tribunais. E foi com esse compromisso que, efetivamente, há dois anos, eu e a minha equipa tomámos posse perante os advogados. E isso convoca-nos para dois temas que são resultantes da abertura do ano judicial. Um deles, a questão do acesso à justiça.

O bastonário Guilherme Figueiredo disse na cerimónia que há uma justiça dos pobres e dos ricos. Exatamente. O que é uma constatação “la paliciana”.

Obviamente, que isso é uma verdade incontestável e, efetivamente, todos os advogados conhecem, mas não é de agora. Infelizmente, essa situação vem sendo por mim relatada já há muitos anos. Aliás, foi por mim identificada no momento em que se fez a reforma do mapa judiciário, em 2014.

Jornal Económico
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio