ATMJ








 
Notícia inFocus



"Segundo a lei portuguesa, o ato terrorista põe em causa a integridade e a soberania de um Estado"


Ver mais notícias
Terrorismo. O que prevê a lei portuguesa?
O advogado António Jaime Martins falou esta sexta-feira sobre o caso da tentativa de atentado na Faculdade de Ciências e explica qual o enquadramento legal e a pena a aplicar neste caso em Portugal.

António Jaime Martins explica que, em tese, estes crimes poderão ter o enquadramento legal de ato terrorista. Segundo a lei portuguesa, o ato terrorista põe em causa a integridade e a soberania de um Estado, que visa coagir as autoridades públicas a permitirem ou praticarem determinados atos, ou que visa intimidar pessoas, grupos ou a população em geral, utilizando como meio a prática de crimes graves.

Esses crimes incluem os crimes de perigo comum como incêndios, desmoronamentos ou explosões, e ainda crimes de atentado à integridade física das pessoas e ainda crimes de atentado à vida das pessoas.

Em relação à moldura penal, prevê-se uma pena de dois a dez anos, mas tudo depende do tipo de crimes praticados, que podem visar várias pessoas e bens.

No entanto, se os crimes praticados tiverem molduras penais superiores, como o homicídio qualificado, é aplicada a pena máxima até aos 25 anos.

Ainda que o tentado não tenha ocorrido, o indivíduo foi detido em flagrante delito: ou seja, o jovem não foi encontrado a cometer o crime, mas durante os atos preparatórios do atentado.

RTP
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio