ATMJ








 
Notícia inFocus



"Abriu-se a caixa de Pandora. Vale mesmo tudo."


Ver mais notícias
Processo Civil
Há cerca de três anos entrou em vigor uma "nova" lei de processo civil. Apelidada de "nova" por alguns, houve logo quem a apelidasse de lei antiga recauchutada.

De nova, estes últimos apenas admitiam a renumeração do Código. Mas volvidos quase três anos sobre a sua entrada em vigor, para o bem e para o mal, os mais céticos têm de admitir que a lei que regula o processo civil desde setembro de 2013 é muito diferente da anterior.

Para os seguidores do Prof. Alberto dos Reis, e não são poucos os Advogados nem os Magistrados, o Código de 2013 é a encarnação do diabo. Tudo mudou. Pouco é como era dantes, mesmo não tendo mudado muita coisa no articulado da lei. Na realidade, o processo civil transformou-se num vero processo de jurisdição voluntária, no qual cada Magistrado seleciona os temas da prova como bem entende.

A tarefa de o Advogado explicar ao seu constituinte o que vai fazer a uma audiência prévia aproxima a nossa profissão da astrologia. E o que dizer dos julgamentos, onde as testemunhas podem depor sobre factos que não foram articulados pelas partes. Nos julgamentos tudo pode acontecer. A ausência de base instrutória na qual se vertia toda a factualidade abriu a caixa de Pandora. Vale mesmo tudo.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio