ATMJ








 
Notícia inFocus



"Desde há um ano que se generalizou nos tribunais portugueses a audição da Criança."


Ver mais notícias
Audição da Criança
No final do ano passado, o legislador nacional consagrou o dever de o juiz ouvir a Criança antes de tomar decisões que lhe digam diretamente respeito. Isto significa que, desde há um ano, se generalizou nos tribunais portugueses a audição da Criança, designadamente nos processos de regulação das responsabilidades parentais.

Trata-se de uma realidade nova que tem desafiado magistrados, advogados, psicólogos forenses e assistentes sociais. Mas trata-se, sobretudo, de um acontecimento completamente novo na vida da Criança, que, de repente, depois de assistir à degradação do relacionamento dos pais, se confronta com uma realidade até então desconhecida chamada tribunal.

Foi a pensar na menorização do impacto do primeiro contacto com o tribunal que o Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados promoveu o lançamento de um livro com duas histórias que pretendem introduzir a Criança no mundo judiciário: ‘O dia que a Mariana não queria/O João vai ao tribunal’.

Os Advogados e a sua Ordem dão assim mais este contributo para que a Mariana e o João, crianças de hoje, mulheres e homens de amanhã, possam ter, no primeiro contacto com o mundo judiciário, um dia melhor.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio