ATMJ








 
Notícia inFocus



"Neste momento há milhares de requeri- mentos e peças para juntar na plataforma Citius"


Ver mais notícias
'O Citius neste momento é um buraco negro'
O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça garantiu esta segunda-feira que a plataforma informática da Justiça, o "Citius", estava a funcionar "em pleno", mas os advogados continuam sem conseguir trabalhar. O presidente da Distrital de Lisboa, da Ordem dos Advogados, resume o actual cenário.

"A Justiça está parada". É desta forma, e sem hesitar, que António Jaime Martins, presidente da Distrital de Lisboa, da Ordem dos Advogados, resume o actual cenário da Justiça em Portugal. Os processos ainda não foram redistribuídos pelas secções e juízes das novas comarcas, não há registo no Citius dos actos praticados a partir de 26 de Agosto, e os novos processos inseridos na plataforma ficam inacessíveis.

"Os advogados introduzem [as peças processuais] na plataforma mas não as conseguem consultar. O Citius neste momento é um buraco negro", avançou António Jaime Martins, acrescentando que a "justiça está parada" uma vez que também os processos não foram atribuídos a juízes em concreto.

O advogado explicou que os advogados estão a praticar actos em papel, a utilizar o e-mail e o fax, os agentes de execução estão a utilizar a plataforma informática e os administradores de insolvência estão a trabalhar em papel. "Neste momento há milhares de requerimentos e peças para juntar na plataforma Citius", continuou, avançando que até às 11 horas do dia de hoje, 16 de Setembro, "não há um único processo novo distribuído".

A inoperacionalidade do Citius está a impedir diligências. Segundo o presidente da Distrital de Lisboa, "por falta de Citius ontem e hoje havia muitas diligências marcadas e foram interrompidas". Até porque a versão da plataforma utilizada pelos juízes também está com problemas, desde logo não permite consultar as gravações.

Estes problemas estão a ter repercussões "particularmente graves", diz, ao nível do penal e do direito da família.

O acesso ao portal está com problemas, não se conseguindo trabalhar com a plataforma, que gera uma mensagem de actualização, como se pode ver em baixo.

Fonte: Jornal de Negócios
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio