ATMJ








 
Notícia inFocus



"A especializa- ção foi ultrapassada pela entropia do afastamen- to."


Ver mais notícias
Prenda no sapato
Está em vias de ser aprovada na Assembleia da República, sob proposta do Governo, a introdução de retificações à ‘reorganização’ judiciária de 2014.

Com efeito, o mérito da especialização prevista no mapa judiciário de 2014 foi rapidamente feito esquecer pelas entropias inerentes ao afastamento da rede judiciária dos seus utentes, em especial no que respeita à jurisdição de família e menores e à justiça penal.

A alteração legislativa em curso revê as áreas de competência dos tribunais de família e de menores, desdobrando algumas das atuais secções centrais e devolvendo essa competência às jurisdições locais, o que se traduzirá, na prática, na criação de mais juízos de família e menores.

No que diz respeito à jurisdição penal, as atuais secções de proximidade e as circunscrições extintas passarão a realizar diligências judiciais, como julgamentos nos crimes menos graves da competência do juiz singular – a maioria dos processos crime nos nossos Tribunais -, imperando o critério da realização do julgamento na instância ou secção de proximidade correspondente ao local da prática do facto criminoso que está a ser julgado. Trata-se de uma merecida prenda no sapato da Senhora Justiça.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio