ATMJ








 
Notícia inFocus



"Uma justiça espartilhada por limites de prova é de «faz-de-conta»."


Ver mais notícias
Espartilho à prova
O senhor vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura defendeu recentemente alterações legislativas que na sua respeitável ótica permitem encurtar o tempo dos julgamentos.

Tal desiderato seria obtido através do reforço dos poderes do juiz na audiência, da limitação do número de testemunhas e do encurtar do tempo de duração dos depoimentos. Com a certeza de que tanto a comunidade judiciária como os cidadãos em geral ambicionam uma justiça célere, verbero aqui que a celeridade não pode ser feita à custa do sacrifício do direito de defesa dos cidadãos, nem da busca da verdade material. Uma solução processual, seja no domínio dos processos penais, seja nos cíveis, que limite a possibilidade de fazer prova da factualidade apresentada pelas partes promove uma justiça de «faz-de-conta», uma justiça onde a busca da verdade cedeu à «razão» da estatística dos processos.

A justiça desses processos será uma justiça formal, em que o tribunal faz a justiça possível perante a exiguidade espartilhada dos limites da prova, aliviando a consciência ao julgador, mas deixando a justiça material por fazer. Se é irrealista ambicionar a justiça divina, a justiça de «faz-de-conta», essa deve ser evitada a todo o transe.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio