ATMJ








 
Notícia inFocus



"Os tribunais levam cerca de 2 anos a resolver os litígios económicos."


Ver mais notícias
Justiça pobre
Segundo o Painel de Avaliação da Justiça na União Europeia, os tribunais portugueses, segundo dados de 2015, levam em média quase 2 anos (710 dias) a resolver processos comerciais, cíveis e administrativos, aqueles que fazem mover a economia.

Em Espanha, bastam pouco mais de 200 dias. O painel revela ainda que na maioria dos países a ultrapassagem de prazos razoáveis de decisão implicou a adoção pelos governos de medidas extraordinárias como a afetação de mais recursos humanos e financeiros.

Nós por cá, ao contrário, integramos os países que menos gastam com justiça. Foram 56 euros por habitante em 2015, o que nos coloca no 17º lugar da UE atrás da Espanha, Itália, França ou Polónia. Aqui no canto lusitano, à beira-mar plantado e de sol resplandecente, a panaceia encontrada foi diferente. Passou por substituir os juízes por agentes de execução, psicólogos forenses, mediadores de conflitos e centros de arbitragem.

Ora, tão certo como haver lugar para todos estes profissionais é o facto do Estado não se poder demitir de fazer justiça. E a justiça faz-se através de profissionais isentos, imparciais e preparados, juízes e magistrados do MP e, já agora, com defensores do cidadão, os advogados.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio