ATMJ








 
Notícia inFocus



"É necessário garantir o atendimento especia- lizado."


Ver mais notícias
Violência doméstica
Segundo dados da APAV, entre 2013 e 2016, foram efetuados 29.619 pedidos de apoio a vítimas de violência doméstica.

Em 2017, 75,7% dos crimes registados contra pessoas foram de violência doméstica. A violência doméstica define-se como a ação ou a omissão, reiterada ou não, que inflija sofrimento de qualquer natureza a pessoa que resida habitualmente no mesmo espaço doméstico que o agressor, ou que, não residindo, tenha com o mesmo uma relação familiar ou análoga.

Trata-se de um crime público, o que implica a obrigatoriedade de denúncia por parte de autoridades e serviços públicos e que pode (e deve) ser denunciado por qualquer pessoa que dele tenha conhecimento direto.

Apesar de tudo o que se tem avançado no nosso país na proteção das vítimas deste flagelo, sempre podemos pensar em fazer mais.

É por isso de extrema relevância a criação de departamentos próprios, autónomos e especializados nas esquadras da PSP, nos postos da GNR e nas secções do Ministério Público junto das diversas Comarcas, que assegurem o atendimento especializado das vítimas, garantindo-lhes o devido encaminhamento e aconselhamento, a adequada recolha de prova, o absoluto segredo das denúncias e o necessário apoio psicológico e social.

António Jaime Martins
Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio