ATMJ








 
Notícia inFocus



"os problemas da profissão de há dois anos estão todos por resolver, tendo mesmo em alguns casos sido agravados..."


Ver mais notícias
Aos costumes disse nada
Nos últimos dois anos, a Ordem dos Advogados em nada contribuiu para o aperfeiçoamento da legislação seja em matéria de direitos fundamentais, para a introdução de melhorias no sistema judiciário ou para a dignificação do exercício da profissão.

Há pouco mais de dois anos, quando o atual elenco que dirige o Conselho Geral da Ordem dos Advogados tomou posse, ouviram-se nas bocas dos próprios loas às mudanças que aí vinham, numa clara desconsideração a todos aqueles que os antecederam e num afã de ingenuidade sobre o que o futuro lhes (nos) reservaria. Recordo as palavras de um desses dirigentes mais entusiasmado consigo próprio e com o Bastonário eleito: “Foi o sol que chegou à Ordem dos Advogados!”(dixit). Pois bem, ou sol, de facto, não chegou a trespassar as portas e as janelas do Largo de S. Domingos, ou, melhor dizendo, vivemos desde há dois anos a esta parte em eclipse total!

São atribuições constitucional e legalmente acometidas à Ordem dos Advogados, defender o Estado de Direito democrático, os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, colaborar na administração da justiça e assegurar o acesso ao direito e aos Tribunais. Por isso, legitimamente, os/as advogados/as e demais intervenientes na vida judiciária, mas também os cidadãos, as empresas e os próprios órgãos do Estado com competência legislativa, esperam que a Ordem dos Advogados desempenhe um papel ativo na produção legislativa em matéria de justiça, de direitos fundamentais e na dignificação da profissão exercida pelos seus associados.

Mas, ao fazermos um exercício de memória, nos últimos dois anos, a Ordem dos Advogados em nada contribuiu para o aperfeiçoamento da legislação seja em matéria de direitos fundamentais (aliás, a Comissão de Direitos Humanos presidida pelo Dr. Castanheira Neves demitiu-se em bloco), para a introdução de melhorias no sistema judiciário ou para a dignificação do exercício da profissão.

É assim que os inventários continuam parados como estão desde que migraram para a plataforma dos Notários. Nesta matéria, embora houvesse (e haja) vontade política e sensibilidade do Ministério da Justiça para alterar a situação, a verdade é que um comunicado precipitado e desastrado do Bastonário, divulgado em meados do ano transato, obrigou à constituição de uma Comissão de Estudo, quando a solução já estava preparada. No sistema de acesso ao direito e aos tribunais (SADT) os honorários dos advogados não são revistos há 15 anos, para já não falar das despesas de deslocação a que são obrigados sem reembolso desde a reforma judiciária de 2014.

Nesta matéria, o Conselho Geral presidido pelo Bastonário tem participado secretamente numa comissão governamental de revisão do sistema, o qual pretende reduzir os gastos do Estado com as defesas dos indigentes, reduzindo o espetro dessa indigência ao aumentar as exigências sobre os cidadãos para que tenham acesso a patrocínio ou defesa gratuitas. Por outro lado, uma comissão da OCDE em cujos trabalhos estão emissários do Bastonário pretende liberalizar o acesso de outros profissionais e empresas que não sejam sociedades de advogados, à prática dos atos próprios dos advogados.

E, tudo isto, se tem passado nas costas dos advogados, em ambiente de grande secretismo, fora e dentro da própria Ordem dos Advogados, à total revelia dos outros órgãos democraticamente eleitos como o Bastonário, os quais não são consultados ou sequer informados, sabendo dos assuntos pelos órgãos de comunicação social. E, o que dizer do slogan panfletário deste Bastonário e do Conselho Geral sobre a redução das custas judiciais quando é o próprio a admitir, volvidos mais de dois anos de mandato, que existe uma justiça para pobres e outra para ricos.

Na realidade, os problemas da profissão de há dois anos estão todos por resolver, tendo mesmo em alguns casos sido agravados: não existe assistencialismo aos advogados incapacitados de exercer por motivo de doença ou acidente; o regime da “transparência” fiscal continua a penalizar as sociedades de advogados; foram agravados os impostos no regime simplificado que incidem sobre os advogados em prática individual. Como se tal não fosse suficiente, em 2018, os advogados passaram a ser executados pela Autoridade Tributária quando não consigam pagar as quotas ou a CPAS.

Perante tudo isto, o Bastonário da Ordem dos Advogados passeia-se inebriada e orgulhosamente pelos órgãos de comunicação social verberando banalidades, fiando-se que os advogados tenham falta de memória e sejam pelo menos mediamente estultos, em busca duma reeleição que lhe garantirá mais três anos de salário para em seguida se reformar. Mas a verdade é esta: durante dois anos, aos costumes disse nada. Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra?

Fonte: Jornal Económico
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio